Rodocon Resíduos

Tratamento de resíduos

Após a instituição da Lei 12.305/2010, a gestão de resíduos tornou-se obrigatória tanto para o poder público, como para a iniciativa privada e o consumidor, ou seja, a responsabilidade pelo ciclo de vida dos resíduos é compartilhada por todos.

Trabalhamos com o sistema de gestão integrada, que consiste num conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para todas as etapas que envolvem a geração dos resíduos: coleta, transporte, acondicionamento, tratamento e destinação final.

Sendo assim, o PGRS deve ser elaborado levando em consideração os impactos ambientais produzidos pelos resíduos e, para cumprir com as leis vigentes, deve-se analisar o melhor método de tratamento e destinação. Confira os tipos oferecidos aos nossos clientes.

Tratamento:

  • Autoclavagem: Oferecemos o tratamento de resíduos infectantes e perfurocortantes por meio de autoclavagem com infraestrutura de equipamentos própria.  Trata-se um processo de esterilização no qual se aplica vapor saturado sob pressão superior à atmosfera com a finalidade de se obter a esterilização do resíduo para posterior destinação em aterro sanitário.
  • Incineração: A incineração é um processo de destruição térmica dos resíduos perigosos, realizado sob temperatura superior a 1000ºC. Alguns resíduos têm como opção de tratamento obrigatória a incineração e, neste caso, encaminhamos os resíduos para um receptor licenciado no segmento de incineração.
  • Blendagem:  É um processo de ajuste físico-químico dos resíduos, tornando-os apropriados às especificações exigidas pela indústria cimenteira.

Destinação:

  • Aterro sanitário: Forma de destinação final dos rejeitos sólidos no solo, em local estratégico e com técnicas de engenharia, seguindo normas operacionais para evitar danos à saúde pública e impactos ambientais. A Rodocon atua em parceria com aterros sanitários licenciados.
  • Reciclagem: Processo de reaproveitamento dos resíduos, que se transformam em matéria-prima para novos produtos, reduzindo o acúmulo de lixo na natureza. Encaminhamos os materiais reutilizáveis e recicláveis para cooperativas de reciclagem.
  • Coprocessamento: Os resíduos após passarem pelo processo de blendagem, passam por um forno que funciona a altas temperaturas, o que possibilita o reaproveitamento de quantidades significativas desses resíduos que podem ser encarados como fontes de energia ou matéria-prima. O resíduo coprocessado é então enviado a indústria cimenteira.

1. Acondicionamento, segregação e armazenamento
2. Coleta
3. Tratamento
4. Aterro
5. Cooperativa de reciclagem
6. Incineração
7. Recondicionamento
8. Produtos reciclados